No dia 18 de junho, a equipe Arte no Dique embarcou em uma mega excursão inesquecível à Petrobras. Junto com a galera do Tae Kwon Do e do Coletivo Querô, mergulhamos em uma jornada rica em aprendizado e experiências incríveis.

Foto por Nice Gonçalvez

 Recebidos calorosamente por Carlos Alberto, nossa aventura começou com uma apresentação fascinante sobre a extração de petróleo na Unidade de Negócios de Santos (UN-BS). Ficamos maravilhados ao saber que essa unidade é uma das mais produtivas, responsável por 73% dos barris de petróleo extraídos, contando com mais de 1.600 trabalhadores dedicados em alto-mar. 

 É graças a eles que temos nosso gás de cozinha e o combustível necessário para a maioria dos transportes automotivos.

 Claro, não podemos ignorar que a extração de petróleo tem seu impacto ambiental. Mas a Petrobras está empenhada para minimizar esses impactos, orgulhando-se de ter um dos menores índices de emissão de CO2 por barril no mundo – até 70% menor do que a média global! E com um investimento impressionante de 3,9 bilhões de reais para alcançar isso.

 Após nos aprofundarmos na história da empresa, seu compromisso socioambiental, suas pesquisas inovadoras e a busca incansável por recursos naturais e combustíveis sustentáveis, fizemos uma pausa bem merecida para um delicioso coffee break.

Revigorados, partimos para a parte mais aguardada do dia: a visita ao Centro de Operações Integradas (COI).

 O COI foi a grande estrela para os jovens do Coletivo Querô e do Tae Kwon Do. Ficamos todos impressionados com a maquete detalhada de um navio usado para extração, a Plataforma Petrolífera.

 Esse modelo gerou debates animados entre os alunos, que queriam saber tudo sobre a vida dos trabalhadores que ficam quinze dias em alto-mar e retornam à terra firme por vinte e um dias. Descobrimos que nesses navios há uma equipe completa, desde médicos até a equipe de hospedagem, totalizando cerca de 160 trabalhadores por plataforma.

 O COI nos deu uma visão geral de tudo o que acontece em alto-mar, permitindo prever e resolver qualquer contratempo antes que se torne um problema. Foi incrível ver como tudo é monitorado e gerenciado com precisão!

 Encerramos nossa visita com muitas fotos e agradecimentos à equipe da Petrobras por nos receber tão bem. Voltamos ao nosso prédio com jovens entusiasmados, muitos deles interessados em prestar concurso para ingressar na empresa, inspirados pela mega construção que essa impressionante companhia mantém no mar.

 Comprovamos que, com dedicação e compromisso, podemos fazer muito mais pelo planeta Terra do que apenas retirar recursos dele. A Petrobras é pioneira em projetos sociais, investindo mais de 2 bilhões de reais em causas ambientais, totalizando 90 projetos até agora. Com o lema “Atenção às pessoas e respeito ao meio ambiente”, a empresa fornece o combustível que cada pessoa precisa para ir além.

Fotos:

Equipe Petrobras

Lívia Balula – Redes Sociais do Instituto Arte no Dique

Texto por Ana Rita - Assistente de Projetos e Conteudista do Instituto Arte no Dique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *