ARTE NO DIQUE
O Instituto Arte no Dique desenvolve um importante trabalho sociocultural com a população do Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos.

Passe >>>
COMO TUDO COMEÇOU
Em novembro de 2002, o projeto foi lançado em parceria com o Instituto Elos Brasil, Grupo Cultural Olodum da Bahia e grupo de moradores do Dique, conquistando a partir de então, o apoio de vários setores da sociedade como a Prefeitura Municipal de Santos, a COHAB, o Ministério da Cultura, o Santos Futebol Clube, SESC, SESI, ONG’s e empresas do setor portuário de Santos.

Passe >>>
OBJETIVO
Oportunizar o desenvolvimento sustentável por meio da arte, cultura e da qualificação profissional de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Passe >>>
PROJETO
O projeto é desenvolvido em uma das regiões de maior vulnerabilidade social da cidade de Santos, com uma população de 22 mil habitantes vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre.
Com a participação efetiva da comunidade e a contribuição de diferentes setores da sociedade o que poderia parecer impossível está acontecendo. Atualmente, a instituição oferece oficinas culturais e artísticas, cursos de idiomas, pré-vestibular, atendimento psicossocial, mensalmente, a cerca de 600 pessoas da região.

Passe >>>
Previous slide
Next slide

ESCOLA POPULAR DE ARTE E CULTURA
Plínio Marcos

A escola pensa no melhor aproveitamento das atividades artístico-culturais, na ampla programação e numa formação cultural mais estruturada e planejada, cuja implementação da didática seja interdisciplinar, isto é, ofereça um currículo comum no qual suas disciplinas estejam dispostas a somar-se em conteúdo e formação.

 

A grade curricular visa estimular novas descobertas e oportunidades e, sem dúvida, facilitar o intercâmbio de conhecimento entre alunos, bem como iniciar formação multidisciplinar, preparada, não só numa linguagem específica, mas para atuação cênica no teatro e dança, para apresentações musicais com coral e a percussão, usufruindo com mais plenitude das atividades oferecidas e aumentando o contato com as linguagens artísticas que irão potencializar sua formação cultural.

 

A escola tem como proposta trazer para região, cursos profissionalizantes e  técnicos, além das atividades culturais.

  

A  partir dessas observações, este projeto apresenta-se de forma a contribuir com a realidade social, uma vez que há uma recontextualização sócio-familiar na medida em que oferece oportunidade de enriquecimento dos valores e habilidades para toda família, por meio do contato e da vivencia com a arte que, por si só, é um potente veículo auto-educador, multiplicador e, portanto transformador.

Não é só uma batucada

Essa e a nossa Missão!

A nossa missão é oferecer a oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região.

PILARES

PILARES

Arte e Cultura

Desenvolvimento intelectual e social. 

 

Ganho de repertório cultural através do contato com diferentes linguagens, expressões e   hábitos. 

 

Mudança de percepção sobre o meio, pertencimento e coletividade.

Meio Ambiente e Saúde

Apresentar de maneira prática e teórica, o impacto das ações da população no meio ambiente. 

 

Trazer a discussão causa e efeito das decisões tomadas quanto ao descarte dos resíduos que são produzidos diariamente pelas pessoas. 

 

Correlacionar as influências da poluição com a saúde da comunidade ao entorno.

Educação Integral e Pré Vestibular

Ampliar o aproveitamento educacional através de ações alternativas ao conteúdo educacional das instituições tradicionais.

 

Oportunizar o acesso a educação superior pública e privada para os moradores da região.

Empreendedorismo e Qualificação Profissional

Oportunizar o desenvolvimento sustentável da comunidade, através de ações que possam 

contribuir com a geração de renda e economia local.

Facilitar a inserção ao mercado de trabalho e incentivar a criação de negócios de base.