Sobre

O Projeto Beco Limpo nasceu em 2020, em um mundo em pandemia, como resposta necessária ao grande e crescente problema do lixo no mar proveniente de fontes terrestres. Localizada em Santos/SP, a iniciativa piloto foi instalada na Comunidade Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste, onde vivem mais de 22 mil pessoas em moradias sobre estacas, as palafitas. O objetivo principal foi “testar” uma infraestrutura urbana adequada às suas características e que impedisse o caminho do lixo até as águas do estuário e, consequentemente, até o mar.

A poluição do oceano chama a atenção do mundo todo e tem 80% de sua origem no continente, nas cidades onde, em pleno 2022, milhares de pessoas vivem em condições precárias sem acesso a serviços públicos básicos, como saneamento e coleta de resíduos sólidos.

Projeto

O Projeto Beco Limpo 2022-2025 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos (SEMAM) em parceria com o Instituto Arte no Dique, como resposta necessária ao grande e crescente problema do lixo no mar proveniente de fontes terrestres na região de Santos/SP.


Com duração de 3 anos, o projeto realiza a capacitação remunerada de turmas de jovens de 17 a 22 anos provenientes das comunidades do Dique da Vila Gilda, da Vila dos Criadores e do Jardim São Manoel. Com coordenação da Agência Pituri, os eixos de capacitação profissionalizante > gestão integrada de resíduos sólidos > cocriação socioambiental são realizados por profissionais experientes e abertos à incorporação constante de sugestões trazidas pelos alunos e alunas. E isso tudo é possível devido a destinação da verba, aprovada pelo Ministério Público Federal (MPF), para efetivação e realização dessas ações.


Cada ciclo de formação é encerrado com um projeto prático instalado na comunidade, visando a autogestão de resíduos e consequente prevenção da destinação dos resíduos sólidos na maré. Há também a seleção de alguns dos jovens para que sigam atuando como agentes comunitários de resíduos e sejam uma ponte de diálogo entre a comunidade e as soluções prototipadas.

Vídeo

Eixos

Eixo

Socioambiental: Resíduos, Compostagem & Hortas Urbanas

Eixo

Socioambiental: Resíduos, Compostagem & Hortas Urbanas

Eixo

Socioambiental: Resíduos, Compostagem & Hortas Urbanas

Socioambiental: Resíduos, Compostagem & Hortas Urbanas

Eixo
Socioambiental: Resíduos, Compostagem & Hortas Urbanas

As aulas desse eixo começam pela abordagem do que são resíduos sólidos urbanos (orgânicos e recicláveis) e o que se gera na comunidade, e a partir desse entendimento, os alunos e alunas refletem sobre alternativas adequadas de não geração, reutilização e valorização de materiais.

Com a reciclagem dos resíduos orgânicos gerados localmente, permite-se não apenas a redução da disposição final desse resíduo em aterro sanitário, prolongando sua vida útil, evitando as emissões de metano, como também a diminuição de vetores atraídos pelo descarte incorreto de restos alimentares. Além disso, a reciclagem da matéria orgânica gera também um aumento no destino correto dos recicláveis, evitando seu caminho para o mar.


Nesse sentido, a proposta desse eixo contempla uma capacitação para os aspectos técnicos da compostagem, do processo à construção de composteiras, bem como à instalação e condução de hortas comunitárias.
 

As hortas vêm sendo construídas em caixas de madeira, modulares, por meio da marcenaria e da cocriação, podendo ser ampliadas e/ou remanejadas de forma fácil e rápida para outras áreas. O objetivo é instalar, dentro das palafitas, espaços comunitários para a compostagem de resíduos orgânicos e hortas. A oportunidade da capacitação em hortas urbanas também será aberta à comunidade, que poderá participar das oficinas que ocorrerão em 2023.

“Os alimentos cultivados no projetos são distribuídos para a comunidade das palafitas, com o objetivo de enriquecimento alimentar dos moradores da região”.

Capacitação via Marcenaria

Eixo
Capacitação via Marcenaria

A grade da capacitação em marcenaria é desenvolvida com a comunidade, seguindo o método da Marcenaria Sociocriativa: 


1 – Acordos coletivos: estabelecimento das regras de trabalho


2 – Oportunidades: apresentação dos desafios a serem enfrentados durante as oficinas


3 – Suporte: apoio à experiência do fazer, ao erro e acerto, como processo de envolvimento e aprendizagem


4 – Reconhecimento: autoavaliação, reflexão sobre a experiência, percepção das mudanças e transformações obtidas.


Os insumos para a produção/exercícios são materiais advindos dos resíduos volumosos coletados pelo programa Cata-Treco, realizado pela Prefeitura Municipal de Santos por meio da Ecofábrica Criativa. O objetivo é o reaproveitamento desse insumo em detrimento da disposição final em aterro sanitário, reforçando, nesse processo, o entendimento do que é resíduo (lixo) e as inúmeras possibilidades para o seu reaproveitamento.


As aulas desse eixo em 2022 estão sendo realizadas no Instituto Arte no Dique e na Ecofábrica Criativa; a partir de 2023, serão integralmente hospedadas na marcenaria-escola que está em construção na sede do Instituto Arte no Dique.

“A capacitação dos jovens da região no eixo de marcenaria, proporciona a eles uma formação para o futuro, no qual ajuda a sair na frente na busca por um emprego, tendo uma qualificação para mercado de trabalho”. 

Cocriação & Comunicação

Eixo
Cocriação & Comunicação

Cocriar ou “criar com” é realizar ideias baseadas em inovação coletiva, e esse eixo no âmbito do projeto visa instrumentalizar os jovens com conceitos e ferramentas para que executem soluções de forma planejada e adequada à realidade que vivem.


Noções de design, criação, mediação de conflitos, prototipagem são os principais conteúdos que permitam a construção das entregas esperadas na finalização de cada ciclo de formação do projeto. Aliados a eles, a comunicação acompanha as aulas para dar as ferramentas que os alunos e alunas utilizarão para dialogar com a comunidade por meio de seu próprio papel nela: linguagem e cultura locais são assimilados nas soluções criadas e na produção para as redes sociais.

“A comunicação é essencial para os jovens e comunicar-se bem faz muita diferença, o trabalho que é feito nas aulas, é para que eles possam refletir todo tipo de informações passadas principalmente nas redes sociais, e saber interpretar o que é fake ou não, além de ser uma matéria que os ensina a criação de conteúdo de qualidade”.

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