No dia 19 de julho, o Arte no Dique recebeu com muito orgulho o Festival Sereias de Arte Drag. O projeto que nos colocou em uma luta que já dura a vida inteira onde conhecemos mais a fundo a arte Drag Queen.
Não poderia escrever essa história sem falar sobre quem dirige tudo isso, a Shey Lona (Interpretado pelo ator José Carlos), que vive essa linda história há mais de dez anos, e inclusive já sentou no sofá do eterno Jô Soares, onde contou sobre sua arte.
Ela, que abriu seu curso para formar Drag Queens em 2010, está no teatro desde os 18 anos e já passou pela dança e pelo circo, e hoje faz licenciatura em teatro na universidade de Brasília.
O Festival Sereias de Arte Drag é santista, e tem como intuito ensinar sobre essa arte e sua expressão
No curso, Shey Lona ensina sobre a história da arte drag, identidade e identificação, a subversão dos estereótipos de gênero, maquiagem e caracterização.
O Festival já viajou para diversos estados e pousou pela segunda vez no Instituto Arte no Dique, trazendo alegria com as performances de Pink e Cristina, além de um dia de curso exclusivo de maquiagem drag para quem quisesse aprender.
Shey Lona nos deu uma entrevista exclusiva e ressaltou a importância que o festival tem para a comunidade, ressaltando que “o preconceito surge a partir do não conhecimento”.
Tivemos também, a presença da mãe da Pink, que se mostrou extremamente orgulhosa com o trabalho do filho, e destacou: “Já estou acostumada com o trabalho dele, mas sempre me surpreendo”.
Com o lema tatuado na pele, “antes arte do que nunca”, junto com essa turma incrível vivenciamos um dia de alegria, descoberta, desconstrução e muito glitter.
Fotos por:
Bruno Fernandes
Orvalho Filmes